domingo, 5 de fevereiro de 2012

Paixão do dia : Lomografia




Ver o mundo como ele realmente é...

A lomografia é um fenômeno fotográfico produzido por uma câmera analógica de alta sensibilidade, capaz de registrar cor e movimento sem necessidade de flash e sem deformação. O processo consiste na recepção contínua de luz que é feita através do sistema de exposição. Outro efeito, dependendo do modelo e da lente, é o olho de peixe, no qual a fotografia fica com uma moldura circular.
As lentes das máquinas Lomo são de plástico e produzem efeitos artísticos, com efeitos nostágicos, “imitando” sonhos, fazendo com que objetos comuns ganhem encanto, detalhes que em outras situações passariam despercebidos. Caracterizadas por misteriosas vinhetas, sobreposições, vazamentos, grãos lo-fi, borrões e um mágico equilíbrio entre contraste e saturação.
Muitos pessoas costumam dizer que a lomografia é ver o mundo como ele realmente é, devido a exaltação das cores, a força das imagens, o aspecto inexperado e de certa forma inocente de se envolver com a imagem. Quem pratica a lomografia gosta antes de mais nada de diversão, é isso que todos buscam, uma proximidade maior com a câmera e sem a necessidade de ficar pensando em aspectos técnicos, onde apenas a intuição é o que comanda o olhar. Pense nisso na próxima vez que pegar sua câmera e se lembre como era divertido fazer fotos e ver os resultados. Procure deixar seu olhar menos viaciado e descubra coisas que nunca tinha reparado antes. Saia, olhe, repare, se divirta e LOMGRAFE!!

As 10 regras de ouro da lomografia
1 - Leve sua câmera para todo lugar
2 - Use a toda hora - dia ou noite
3 - Lomografia não é uma interferência em sua vida, ela é parte dela
4 - Tente bater fotos de canto
5 - Se aproxime dos objetos, sua câmera lomografia deseja isso;
6 - Não pense
7 - Seja rápido
8 - Você não precisa saber de antemão o que fotografou
9 - Depois muito menos
10 - Não ligue para regra alguma

Vocês vão adorar um movimento artístico que vibra com acidentes felizes. Na verdade, alguns desses erros, como cores saturadas e defeitos de exposição é o que tornam a lomografia tão especial. Nascida no começo dos anos 90 por um grupo de estudantes de Veneza que descobriram a Lomo Kompact Camera quadno estavam de férias em Praga, a lomografia cresceu no cenário internacional que usa a fotografia como uma maneira criativa e interessante de capturar o mundo.E é esse o verdadeiro prazer de tirar fotografias,capturar os sentimentos por meio de um click...











Esses dois últimos bebês são minhas Lomos,olha que fofo o detalhe de peixe na fisheye.

2 comentários:

  1. Eu sempre ando com minha câmera, mas não a profissional, porque ela não é prática, eu tenho uma portátil que é super util..
    As fotos estão muito perfeitas, adorei!
    beijos

    ResponderExcluir
  2. Que legal!
    Falei sobre isso com um amigo hoje. Ele tem uma Câmera lomo e foi me mostrando as fotos que ele fez, muito legal!
    Beijo!

    ResponderExcluir